As escolas preparam-se o ano inteiro para um desfile perfeito. Os primeiros sons ecoam pelo ar. A torcida vai ao delírio desde o grito de guerra até a apoteose. Você deve estar pensando que se trata de um desfile de escolas de samba. Acertou. Mas provavelmente não viu isto tudo acontecendo no computador. É o "Carnaval Virtual", criado por críticos, compositores e foliões que se uniram na rede e idealizaram a Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais - LIESV -, que vai para seu sexto ano.
"A LIESV reúne escolas virtuais que realizam 'desfiles' - na verdade, a exibição de um projeto de desfile, com protótipos de alegorias e de fantasias de carnaval", explica o vice-presidente da Liga, o advogado e crítico de sambas (reais) João Marcos. "O desfile de uma escola virtual é realizado no site da Liga. Ao mesmo tempo em que o samba e as imagens são exibidas, um locutor explica os elementos do desfile e o público, de um chat, participa dando seus comentários, interagindo etc."
Mas o grande feito do Carnaval Virtual é unir pessoas não só do Rio e de São Paulo, onde o Carnaval é mais forte, mas de todo Brasil. "Isso permite uma integração que talvez seja única no samba. Todas essas pessoas trocando experiências é algo extremamente positivo. Eu mesmo comecei a compor sambas através do projeto com um compositor de São Paulo", diz Willian Tadeu, que começou numa escola de samba virtual e já conquista campeonatos reais em sua cidade natal, Florianópolis (SC).
Para conhecer melhor a LIESV, acesse http://www.liesv.com/, escolha sua escola preferida, entre na arquibancada virtual e fique à vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário